PUBLICIDADE

Jovens valorizam o domínio da ia como chave para o futuro profissional

© Imagem criada pelo chatgpt para ilustrar matéria

Uma pesquisa recente revela que a vasta maioria dos jovens brasileiros considera o domínio da Inteligência Artificial (IA) como um diferencial crucial no mercado de trabalho. O levantamento, que ouviu 2.016 pessoas entre 14 e 29 anos em todos os estados do país e no Distrito Federal, aponta que 80% dos entrevistados acreditam que o conhecimento em IA é um fator de peso para conseguir um emprego.

O estudo, realizado entre 14 e 20 de julho, também indica que uma pequena parcela dos jovens, 11%, não vê a IA como um fator relevante para a empregabilidade. Uma minoria ainda menor, 3%, acredita que o conhecimento em IA pode até ser prejudicial, enquanto 2% não souberam ou não quiseram responder à pergunta. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

A pesquisa também investigou a percepção dos jovens em relação ao uso de ferramentas de IA no processo de aprendizado. A maioria, 69%, acredita que a IA pode ser uma aliada na educação, enquanto 24% temem que ela possa prejudicar o aprendizado e 7% não souberam opinar.

Os dados mostram que 83% dos jovens utilizam a IA para auxiliar em pesquisas gerais ou acadêmicas, enquanto 71% a consideram útil para tarefas escolares, trabalhos e estudos para provas. Além disso, 70% usam a IA para traduzir textos e 67% para resumir ou corrigir publicações.

O levantamento também revela que a IA é utilizada para diversas outras finalidades, como gerar novas ideias (66%), criar imagens (63%), escrever textos (62%) e preparar apresentações ou relatórios (52%).

O diretor da Demà, Juan Carlos Moreno, ressalta a importância da pesquisa, destacando que a maioria dos entrevistados confirma o uso da IA de alguma forma. Ele afirma que a Inteligência Artificial é um agente facilitador das demandas diárias, um aliado da eficiência e produtividade. Moreno enfatiza que a IA veio para ficar e transformar as jornadas, principalmente as de aprendizado.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE