PUBLICIDADE

Butantan inicia entrega de vacina Pioneira contra dengue ao SUS

O Instituto Butantan pretende ampliar a faixa etária da vacina tanto para o público pediátrico...

Instituto enviará 1,3 milhão de doses da Butantan-DV, o primeiro imunizante de dose única do mundo, que inicialmente beneficiará profissionais de saúde e, futuramente, a população entre 12 e 59 anos.

O Instituto Butantan, uma das principais instituições de pesquisa e produção de imunobiológicos da América Latina, iniciará nos próximos dias a entrega de 1,3 milhão de doses da sua vacina contra a dengue, a Butantan-DV, ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. O acordo para o fornecimento foi formalizado na última sexta-feira, 19 de janeiro. Este marco representa um avanço significativo na saúde pública brasileira, pois a Butantan-DV é o primeiro imunizante de dose única contra a dengue desenvolvido no mundo.

A remessa inicial, composta por 300 mil doses, será entregue no começo da próxima semana, e o volume restante, totalizando um milhão de doses, está previsto para ser fornecido até o final de janeiro de 2026. A antecipação da entrega foi possível devido à decisão do Butantan de iniciar a produção do imunizante em seu parque industrial, sob risco, mesmo antes da aprovação final da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Adicionalmente, uma parceria estratégica com a empresa chinesa WuXi visa expandir a capacidade produtiva e otimizar as entregas a partir do segundo semestre de 2026.

Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, expressou otimismo quanto ao impacto da iniciativa. “Este é mais um marco relevante na trajetória de conquistas da ciência brasileira. Com a formalização do acordo entre o Instituto Butantan e o Ministério da Saúde, daremos início à entrega das doses da vacina contra a dengue. Assim, em janeiro, será possível começar a imunizar os brasileiros”, declarou.

A Butantan-DV recebeu aprovação da Anvisa para ser administrada em indivíduos com idade entre 12 e 59 anos. Os estudos clínicos demonstraram uma eficácia geral de 74,7% contra a doença, alcançando 91,6% de proteção contra casos graves e com sinais de alarme, e 100% de eficácia na prevenção de hospitalizações por dengue. A característica de dose única do imunizante simplifica a logística de vacinação e pode impulsionar significativamente a adesão da população, um fator crucial no combate a doenças transmitidas por vetores.

De acordo com a estratégia divulgada pelo Ministério da Saúde, as primeiras doses do imunizante serão prioritariamente destinadas aos profissionais da Atenção Primária, que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e realizam visitas domiciliares, desempenhando um papel crucial no combate à doença. Com o progressivo aumento da capacidade de produção, o Ministério planeja estender a vacinação ao público geral, iniciando pela faixa etária de 59 anos e avançando de forma escalonada até alcançar os jovens de 15 anos.

O Instituto Butantan também está empenhado em ampliar o espectro de utilização da vacina para outras faixas etárias. A instituição já obteve a autorização da Anvisa para conduzir estudos sobre a segurança e eficácia do imunizante em idosos, com idade entre 60 e 79 anos. Resultados satisfatórios dessas pesquisas poderão levar à inclusão desse grupo nas recomendações de uso da vacina. Paralelamente, dados adicionais serão coletados para avaliar a possível inclusão de crianças de 2 a 11 anos, faixa etária na qual a vacina já demonstrou segurança em estudos clínicos prévios.

A chegada da Butantan-DV ao PNI é um passo fundamental para o Brasil, país que enfrenta anualmente grandes desafios com epidemias de dengue, uma doença que representa uma significativa preocupação de saúde pública. O PNI, reconhecido mundialmente por sua abrangência e eficiência, será o canal para que este imunizante inovador alcance milhões de brasileiros, contribuindo para a redução da incidência da doença e de suas formas mais graves.

Fonte: https://jovempan.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE